Um Conto Natalino
Rogério Andrade Barbosa
( dezembro, 2008)
Os dois meninos, separados pelo imenso mar, conheceram-se através de um projeto de correspondência entre alunos de escolas brasileiras e angolanas.
Cartas pra lá, cartas pra cá, acabaram descobrindo que eram apaixonados por futebol. E, com a proximidade do Natal, expressaram a vontade de trocar, como presentes, camisas das seleções nacionais de futebol de seus países.
O menino brasileiro, a princípio, estranhou a proposta do menino angolano.
- Oh meu pai, o menino angolano pediu uma camisola da seleção brasileira de presente. E, em troca, vai me dar uma camisola da seleção dos Palancas Negras. O que ele quis dizer com isso?
O pai riu, antes de explicar:
- Lá em Angola, camisola é a mesma coisa de camiseta, entendeu? E Palanca, é um animal de cor negra, de chifres longos, grande e forte, símbolo da seleção nacional angolana.
O menino, então, tratou de comprar e embrulhar, com todo carinho, uma camiseta da seleção Canarinho. E ainda colocou um bilhete explicando que canário era um pássaro pequenino, de canto bonito e de cor amarela.
Em Angola, o miúdo fez a mesma coisa, escolhendo a camisola mais bonita dos Palancas Negras.
Na noite de Natal, os pacotes que, em cada casa, despertavam a atenção maior das ansiosas crianças eram os que traziam estampados os selos do Brasil e de Angola.
No outro dia, todo contente, o menino brasileiro desfilou pela orla de Salvador com uma linda camiseta vermelha e negra. Por sua vez, do outro lado do mar, que agora os aproximava, o menino angolano, todo sorrisos, exibiu sua camisola amarela pela avenida Beira-Mar de Luanda.
Foi, com certeza, um Natal inesquecível em suas vidas.
Ganhei de presente de natal um conto do Rogério Barbosa e a ilustração do Jô Oliveira. Os dois estiveram em Luanda participando da Feira do Livro Infantil e fizeram vários workshops e palestras com as crianças inclusive do Roque Santeiro. O trabalho dos dois foi um sucesso, diria que atingiram todos os objetivos.
E aí, como num passé de mágica, o conto beijou a realidade...os meninos se encontraram e jogaram BOLA juntos
Na inauguração da escola dos Salesianos, KIDIMACAJI, o encontro aconteceu.
A escola, inteiramente refeita , foi um presente de Natal da CAMARGO CORRÊA, empresa brasileira, fazendo a sua parte na dificil tarefa em favor da reintegração social e união dos povos..
JÔ E ROGERIO sonharam com a realidade e a Camargo Corrêa , pelas mãos da Rosane fez acontecer.
E , Euzinha, feliz, vi tudo da minha janela...Muito legal!
2 comentários:
Olá,
Indiquei o seu blog ao Prêmio Dardos.
"Com o Prêmio Dardos reconhecem-se os valores que cada blogger emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os bloggers, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.
Este prêmio obedece a algumas regras:
1) Exibir a imagem do selo;
2) Linkar o blog pelo qual se recebeu a indicação;
3) Escolher outros blogs a quem entregar o Prêmio Dardos."
Saudações,
João Paulo Toledo
(http://angolajpt.blogspot.com)
Se ao menos os correios em Angola funcionassem...
Postar um comentário