terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Correspondência aberta



Prezado meu marido e Ondjaki


Sempre achei que arte é um exercício do nosso olhar. 

O mesmo objeto visto por diferentes pessoas, certamente terá abordagens diversas, interpretações diferentes, assim como o olho do fotógrafo sempre vai focar um ponto que não será o mesmo do seu vizinho ao lado.

Por isso achei lindo e perfeito exemplo, o trecho de um comentário escrito  pelo meu Afonso e relido pelo olhar do poeta Ondjaki.


Peço autorização aos dois para publicar no meu blog. Para Ondjaki peço também autorização para divulgar o poema encantado. Adorei!

Um abraço da Solange

    

Caro amigo,


Foi com alegria que encontrei aqui o seu email hoje pela manhã.

E porque, como dizia um amigo meu, em vez “o abismo atrai o abismo” (frase que aprendi, obviamente, lendo os livros de asterix)..., a poesia tb atrai a poesia.....


Então gostei muito de ler o seu poema hoje de manhã... Ele era assim:


incorporei o espanador de tristezas

a meu

cinto de utilidades

junto com o canivetinho suíço

para descascar laranja

e a caneta

para desenhar palavras

e amuletar a falta de memória


(poema seu...)


Gostei!

Quando puder se quiser envie mais.....


...



Ondjaki,

Pela amostra, já incorporei o espanador de tristezas a meu cinto de utilidades, junto com o canivetinho suíço para descascar laranja e a caneta para desenhar palavras e amuletar a falta de memória...

Abraço forte do Afonso




Editorial NZILA - Angola
Editorial Caminho - Portugal
& Ondjaki


apresentam o novo livro de poesia:

"materiais para confecção de um espanador de tristezas"

[muito brevemente numa estante perto de si – nem que seja virtual...]

 


“tinha aprendido que era muito importante criar desobjectos.
certa tarde, envolto em tristezas, quis recusar o cinzento.
não munido de nenhum artefacto alegre, inventei um espanador de tristezas.
era de difícil manejo – mas funcionava.”

ondjaki


"De minha parte, está autorizada, claro.
Se quiser juntar uma notinha da minha página, é www.kazukuta.com/ondjaki
Lá disponibilizo trechos desse e de outros livros."


Nenhum comentário: