domingo, 12 de setembro de 2010

Receita de pai para filha

Não resisti. Mariana, minha filha , e seu namorado, Esdras, tem um blog culinário: "Nós Moscada". Como a banda de música de que êle faz parte, "Móveis Coloniais de Aracajú", ambos já são um sucesso.
Os "Móveis" acabam de ganhar mais um prêmio. Êsses meninos vão longe.
Orgulho de mãe, divide com vocês essa postagem e recomenda as historinhas recheadas de boas receitas.

Salada de macarrão do pai

By MarianaPublished: 5 de agosto de 2010

Posted in: Geral, Histórias, Massas, Receitas, Saladas, Vegetariana

Essa salada eu aprendi com meu pai. Meu pai, por sua vez, aprendeu na época que estava morando no Uruguai num curso chicoso que ele fez com um chef argentino que tem um restaurante metido perto de Punta del Este (qual o nome do chefe mesmo, pa?). Aliás, dou a dica, Punta tem a maior fama de ser lugar chique… sempre vejo as celebridades (frequentemente as mini-celebridades) na Caras (a leitura de escolha para o salão, lógico!) tirando fotos bregas em frente aos cassinos e tals. Tem coisas legais, mas a praia é bem mais ou menos para os padrões brasileiros. Agora massa mesmo são as praias pertinho dali. Essas sim arrasam no chiquê. Aperfeiçoaram aquela vibe rústico chique, sabe? É massa. Enfim, esse restaurante fica numa dessas…

Mas voltando ao assunto, o pai aprendeu, todos amamos, daí eu aprendi e repeti e repeti e repeti e é infalível. É fácil, deliciosa e perfeita para jantares para algumas pessoas porque dá pra fazer de manhã e não tem o problema de macarrão que tem que ser servido quentinho na hora. Procurei a receita para dar as medidas exatas, mas não achei então vai ser de cabeça mesmo.

Cozinhe um pacote de penne e enquanto ele está lá fervendo você faz o molho. Um bom punhado de salsinha, uma colher de mostarda dijon, um dente de alho, ½ xícara de azeite, ¼ de xícara de vinagre de vinho tinto, sal e pimenta. Bata tudo num liquidificador e prove. Fica meio líquido mesmo. Se precisar, coloque mais azeite, ou mais sal, ou mais mostarda. Enfim, ajuste a gosto. Quando a massa ficar pronta, escorra e misture o molho com ela quente. Deixe de lado para esfriar.

O resto é fácil demais. Pegue um pimentão (amarelo ou vermelho), corte ao meio, grelhe e depois corte em pequenos pedaços. Uma lata de grão-de-bico. Um bom punhado de azeitona preta fatiada (use a com caroço e corte – xô preguiça – aquela sem caroço é muito seca). Medida semelhante de tomate seco cortado e mais um tanto de mozarela de búfula também em pedacinhos. Misture tudo à massa que já esfriou e está pronto.

Nenhum comentário: