segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Cultura em Luanda

 

A semana passada foi rica em eventos culturais.

Tivemos um belo show de Africanita, cantora angolana. Uma bela voz , forte influência jazzística e uma paixão declarada por Tom Jobim, o homenageado da apresentação. O show, em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova, foi muito bom e Africanita não economizou simpatia.

 

Vimos também uma linda exposição no Museu de História Natural: “Oratura dos Ogros...e do Fantástico...” Encima do trabalho do artista plástico Mário Tendinha, um encontro de pintura com a fotografia, a dança e a música. O resultado final foi uma proposta extremamente estética e criativa, usando todo o imaginário africano com modernidade. Muito lindo, sem dúvida o melhor trabalho que vimos até agora. Teria sido ainda mais lindo se tivéssemos contado com uma recepção mais cordial e simpática de parte dos organizadores.

 

A galeria Celamar há 3 meses abriu seus espaços para que os artistas pintassem os quadros ou fizessem workshops. A série será encerrada com uma exposição no mês de novembro. Minha contribuição será um workshop de Papel Maché no próximo sábado, 11 de outubro. Espero deixar a minha sementinha para os artistas angolanos.

 

A Embaixada de Moçambique promoveu um belo festival de cinema moçambicano. Surpreendente e de grande interesse. Vi, com grande prazer,  vários dos filmes.

 

Não podemos nos queixar, mas temos que estar atentos porque a divulgação praticamente não existe. Se não se fica alerta, corre-se o risco de perder um belo evento.


Museu de História Natural
Africanita
Artistas na Galeria Celamar

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, prima, ando por aqui te visitando, vendo o que acontece por aí... Adoro a tua janela! Estou atenta, vai postando matéria, é muito bom conhecer culturas diferentes.
Um beijão daqui, de tão longe...da tua Porto Alegre!
Tais