segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Minha janela sorriu


Hoje minha ja

nela sorriu: limparam 7 meses de lixo e entulho. Quase tudo. Tudo seria um exagero. Mas fiquei feliz. É um bom começo...

Só que, ao meio dia, já tinha novos habitantes felizes por encontrarem um terreno tão limpinho, pronto para sujar.

Mas realmente fiquei pasma foi quando vi , ninguém me contou, meu jardineiro levando lixo para jogar  no mesmo terreninho, outrora sujinho e agora limpinho.

Esse é o mesmo jardineiro que vê o nosso esforço para tirar aquele lixo de frente de casa. 

Pedi, sorrindo,  para repetir o que havia dito sem acreditar no que via.

Será que falamos a mesma língua??? Os hábitos, seguramente não são os mesmos...



sábado, 13 de setembro de 2008

Nossos músicos

 

Chegaram nossos músicos, Gabriel Grossi da harmônica e Alessandro Kramer do acordeon. Representantes do melhor da música brasileira Na Escola de Música de Angola emocionaram e se emocionaram. Uma troca de harmonias em uma linguagem universal que é a musica.



Imagens do cotidiano










 

  Os costureiros de rua são uma constante. Com suas máquinas de costura de pedal, criam um estilo . As mulheres angolanas harmonizam simples panos enrolados no corpo ou na cabeça com charme e beleza.

A preocupação com a beleza também se nota nos inúmeros, minúsculos salões de beleza.

Também é curioso como convivem lado a lado pequenos bares aproveitados de um container com uma pizzaria em uma casa bem cuidada.

O olho curioso se fixa na oferta de uma casa que diz que tem água, luz e garagem.

Só faltou falar na quarta exigência, segurança??? É quase o paraíso!

 

 

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

ELEIÇÕES

Esta foi a primeira vez que vi  uma “motocarriata”. Os engarrafamentos são tantos que só mesmo de moto é possível fazer carreata.

A hora do recreio também é para os olhos da minha janela.

MPLA esta vencendo com mais de 80% dos votos.




MINHA JANELA


domingo, 7 de setembro de 2008

Luiza Coelho

 Fetiche

 "Meteu os dedos pelo arredondado do seu decote, passou-lhe a mão pelo bico, sentiu o macio da sua pele, acariciou os contornos do desenho do seu corpo e com um sorriso de felicidade o Príncipe adormeceu, eternamente apaixonado pelo sapato da Cinderela."


Este delicioso miniconto é de Luiza Coelho, uma portuguesa/angolana ou angolana/portuguesa de quem me tornei amiga e admiradora.

Acaba de lançar em Portugal este livro de minicontos .

Antologia Pitanga – www.pitanga.com.pt

Mas ela também tem um pé no Brasil onde acaba de lançar, pela Mazza Editora, o livro “Kunuar”, pequenas histórias de Angola que já estou curiosa para ler.

Pois sabem o que quer dizer? É a “boutique” das moças que vendem roupa na rua. Espalham no chão o que têm para vender e ficam todo o tempo de bumbum para cima, arrumando as roupas no chão.

E, por aqui,  "Kunuar", não tem nada de feio....

Escola Don Bosco no Roque Santeiro

Don Bosco é a escola dos padres Salesianos. Está localizada na Lixeira ou Musseque do Roque Santeiro - a maior favela que possam imaginar. No meio disso se encontra essa grande Escola, como um oásis no meio da miséria.

A Escola é impecável. Atende 5000 alunos em 3 turnos. Mas dá para imaginar: a água não chega na Escola. Eles vivem de caminhões de água que lhes custam U$3000.00 ao mês. Pensa só o quanto a mais poderiam fazer pelo entorno se tivessem água canalizada.

Padre Marcelo, Padre Mario e todos que trabalham com eles, inclusive inúmeros voluntários brasileiros, têm toda a minha admiração pelo trabalho que fazem.

No dia destas fotos o colégio estava se preparando para as eleições e pudemos fotografar os grandes espaços comunitários e seu entorno.